Principal » Formação de Instrutores
HAEDONG KUMDO

A United World Haedong Kumdo Federation vem através da Confederação Brasileira de Haedong Kumdo promover o 1º curso de capacitação e formação de instrutores da modalidade.

 

O curso de capacitação e formação de instrutores de Haedong Kumdo no Brasil é uma oportunidade oferecida pela United World Haedong Kumdo Federation, com sede em Pusan/Coréia do Sul, através da Confederação Brasileira de Haedong Kumdo – CBHK a ministrar e dirigir o referido curso a professores e mestres de artes marciais coreanas no Brasil.

Esta oportunidade vislumbrar aos professores e mestres de artes marciais coreanas uma nova linha de estudos e treinamentos, formando-os professores capazes de ensinar e transmitir à sociedade a arte marcial Haedong Kumdo em sua região, enaltecendo assim, o crescimento e o desenvolvimento da mesma em âmbito estadual, nacional e internacional. Desta forma, possibilita aos novos instrutores, além do conhecimento, a inclusão de uma nova modalidade em seu currículo como professor, podendo então, levar este conhecimento a seus atuais alunos e também a novos segmentos de estudantes.

 

No ano de 2009, o presidente da CBHK, Alexandre Coelho dos Santos teve a oportunidade de viajar à Coréia do Sul, onde visitou as instalações da United World Haedong Kumdo Federation na cidade de Pusan. Em sua permanência no país, participou de treinamentos de atualização técnica, cursos teóricos e práticos, seminários de arbitragem e também, foi o único brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Haedong Kumdo que reuniu praticantes de vários países.

 

CURSO PARA OS NOVOS INSTRUTORES NO BRASIL

 

Obs: este curso não possui interesses de promover deliberadamente faixas pretas, é de caráter introdutivo e, é nescessário que o candidato pratique constantemente e treine a fundo para ajudar no progresso da Confederação Brasileira de Haedong Kumdo. É por esse motivo que exigimos dos candidatos a graduação de Faixa preta em artes marciais coreanas.

 

Para seguirmos o cronograma estipulado pela United World Haedong Kumdo Federation, estendemos a oportunidade de mestres e professores de artes marciais coreanas de compor o quadro de instrutores de Haedong Kumdo no Brasil.

 

O treinamento terá duração mínima de 1 (um) ano e meio e exige dos participantes árdua prática, dedicação e estudos. Isso não quer dizer que em 1 (um) ano e meio, o instrutor estará preparado para prestar exame para a faixa preta, o nível técnico do mesmo, dependerá unica e exclusivamente de seus estudos e prática. Durante este ano de instrução os participantes irão praticar o currículo de graduação passo a passo distribuído em encontros de treinamentos durante o o período de aprendizagem. Ao final dos encontros, será agendada a vinda do Grão Mestre Kim ao Brasil e os candidatos participarão de um treinamento especial e por sua vez, se liberados pelo Grão Mestre prestarão exame à faixa preta presidida pelo Presidente da Federação Mundial, Grão Mestre Jeong Seong Kim.

 

No primeiro encontro com os instrutores, além da abordagem teórica, será apresentado e praticado o currículo das duas primeiras graduações. Já no segundo encontro, será revisado o conteúdo programático do encontro anterior, aplicado o teste de graduação e, para os aprovados, será apresentado o conteúdo programático das duas seguintes graduações. No terceiro encontro de estudos e treinamento, os professores aprovados no exame de graduação poderão iniciar suas turmas de Haedong Kumdo para alunos iniciantes.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais os requisitos mínimos para eu me tornar um instrutor de Haedong Kumdo?
Obter graduação mínima de faixa preta 1º Dan em uma arte marcial coreana, pois facilitará o entendimento das nomenclaturas e princípios da modalidade; ser ético e profissional como instrutor de artes marciais e participar do curso de capacitação de instrutores sob a supervisão da United World Haedong Kumdo Federation e Confederação Brasileira de Haedong Kumdo.

 

Só poderei ministrar aulas após a aprovação no exame de faixa preta?
Não. Ao final dos treinamentos do terceiro encontro, será avaliada a possibilidade do instrutor iniciar os trabalhos ministrando aulas de Haedong Kumdo para alunos iniciantes.

 

Onde será realizado o Exame de Faixa Preta e quem avaliará o mesmo?
Após os instrutores terem concluído os treinamentos exigidos pela entidade mundial, será marcada uma data para a vinda do Presidente da United World Haedong Kumdo Federation, Grão Mestre Jeong Seong Kim ao Brasil. Na ocasião, todos os instrutores participarão dos seminários de correção e atualização técnica. Após os seminários, o Presidente da entidade Mundial indicará os candidatos que participarão do exame de capacitação para a faixa preta em Haedong Kumdo, onde será avaliado pelo próprio Grão Mestre Kim.

 

O Grão Mestre Kim vem com freqüência ao Brasil?
Não. Até o momento, o Grão Mestre Kim veio duas vezes ao Brasil, sua primeira visita foi em 2007 e posteriormente em 2008, onde, em 2007 avaliou os primeiros faixas pretas do país e em 2008 além de realizar o segundo exame internacional de faixas pretas, realizou seminários e o primeiro Festival Nacional de Haedong Kumdo que aconteceu na cidade de São José/SC.

 

Em minha cidade poderá ter mais de 1 (um) instrutor em treinamento da modalidade?
Depende do comum acordo e relação interpessoal entre os instrutores. No primeiro momento, convidamos apenas um instrutor por região ou município, no primeiro encontro com os instrutores interessados, serão discutidos dentre este assunto, alguns aspectos pertinentes ao desenvolvimento da modalidade na região e no Brasil.

 

Receberei algum material didático para ajudar nos meus estudos e treinamentos?
Além do material didático os instrutores, bem como, alunos terão acesso a todo conteúdo programático, currículo, vídeos e materiais de apoio em geral através do acesso restrito disponibilizado no portal da Confederação Brasileira de Haedong Kumdo.

 

Quem são os professores que ministrarão o curso de Instrutores em Treinamento?
Os professores designados para ministrar o curso de instrutores em Treinamento são:

- Wellington João Franke Junior;

- Carmo Dabrowa Mikoszewski e;

- Alexandre Coelho dos Santos.

 

Estes professores também avaliarão meu exame para a Faixa Preta?
Não. Os testes de capacitação para a faixa preta serão aplicados pelo Grão Mestre Jeong Seong Kim (Presidente da United World Haedong Kumdo Federation). Ele é o único que pode aplicar testes para a graduação de faixa preta.

 

:: Confederação Brasileira de Haedong Kumdo ::


.
INSTITUCIONAL
ONDE PRATICAR
IMPRENSA
HAEDONG KUMDO
 
 
   
         
 

CBHK - Confederação Brasileira de Haedong Kumdo